Bom, não é preciso dizer nada sobre a história de Sherlock Holmes e sua frase padrão: "elementar, meu caro Watson" (dizem que só na tradução brasileira de "Um estudo em vermelho"é que aparece - mas que ficou marcada, ficou).
Segundo o Internet Movie Database existem desde 1905 filmes sobre Sherlock Holmes totalizando mais de 220 filmagens sobre o personagem ou baseado no personagem. Ou seja, existe um imenso material para pesquisa para qualquer um que se aventurar a fazer um filme sobre o personagem, evitando assim lugares comuns e possibilitando construir um personagem com personalidade e caracteristicas peculiares e marcantes como Conan Doyle o fez em seus livros.
Soma-se a falta de pequisa, a despeito do amplo material sobre o tema, a mediocridade de Guy Ritchie. Vou ser justo e dizer que gostei de Snatch, mas paro por ai. Particularmente sua versão de Sherlock Holmes é muito ruim. Claro que não é só culpa do diretor, Robert Downy Jr está péssimo (é péssimo, na verdade). Jude Law não consegue ajudar também, apesar de seu comprovado talento.
O filme não tem ritmo e as sacadas lógicas de Sherlock são pouco aproveitadas o que poderia dar uma pitada de suspense maior ao filme. A humanidade técnica de Holmes também é pouco aproveitado no personagem, dando uma caracteristica do amigo submisso. E os romances (entre os dois, entre as respectivas parceiras) que poderiam ser uma tônica do filme, também não tem. Ou seja, o filme não tem nada.
Não gostei, não recomendo e, sobretudo, não vou assistir a continuação que vem por ai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário