segunda-feira, 14 de julho de 2008

Somos todos corruptos????????

Bom, decidi entrar neste negócio de BLOG, nem sei se alguém vai ler......mas eu vou escrever.

Começo com algo que, infelizmente, não nos tem mais chamado atenção: a corrupção.

Na semana passada no meio da preparação de um curso para alunos de um MBA da Pensylvania sobre "Fazer negócios no Brasil" me deparei com um tema "corrupção" o que somado aos recentes acontecimentos que estamos vendo em nossa mídia com a prisão do Daniel Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta (não vou falar da soltura dos mesmos) me fez atentar para o assunto.

Uma "que" de tristeza me inundou e vi que foi pelo fato de que se preocupar com a corrupção no Brasil é como parar para conversar com aquele menino que fica no farol da esquina de casa que todos dia você passa e nunca conversou com ele, mesmo ele todo dia batendo em tua janela.

Está em nossa cara, mas se tornou natural, se tornou o dia a dia...

Para agravar o tema a entrevista de Bolivar Lamounier (que me agrada mais falando do que escrevendo, me desculpe a ignorancia....) no Estadão de Domingo é de arrepiar, sobretudo o titulo "Admitamos, somos corruptos".

A proposta da passagem de uma sociedade "Rousseauana" baseada no bom selvagen (o homem é bom a sociedade o corrompe) para uma sociedade "Hobbesiana" (é preciso vigiar o comportamento e cumprir a lei) é muito interessante e tendo a concordar com o professor.

Fiquei só um pouco triste quando o professor diz que Gilberto Freyre está obsoleto em funçaõ do fato de que é uma ingenuidade acharmos que o que deu errado no Brasil tem uma origem social no latifundio da familia patriarcal ou o que quer que seja... Mas na realidade é só uma solidariedade ao trabalho arduo que vi a professora Simone Meucci desenvolver sobre Gilberto Freyre.

Bom, de qualquer forma o tema volta as paginas dos jornais, como se não estivesse nunca estado, mas a mim chamou atenção não o fato, mas a achá-lo natural.

Para terminar umas palavras de Bertolt Brecht:

"Nós vos pedimos com insistência não digam nunca: Isso é natural!
Diante dos acontecimentos de cada dia numa época em que reina a confusão, em que corre o sangue, em que o arbitrário tem força de lei, em que a humanindade se desumaniza, não digam nunca: Isso é natural!
Para que nada passe a ser imutável!"

Bom domingo a todos e boa semana

2 comentários:

GLÓRIA TEIXEIRA disse...

GOSTAMOS MUUUIIITTTOOO, LEGAL!
INFELISMENTE A CORRUPÇÃO ESTA SE TORNANDO UM CÂNCER EM NOSSO PAÍS, SE NÃO TOMARMOS CUIDADO SEREMOS TODOS CONTAMINADOS.TEMOS QUE USAR A QUIMIOTERAPIA DA VERGONHA,E A RADIOTERAPIA DA MORALIDADE PARA ACABAR COM ESSE CÂNCER.
ACCOOORRRDDDAA BBRRAASSIILLL!

s.m. disse...

eu descobri este blog por um caso. tem uma citação ao meu árduo trabalho aí...
quanto ao lamounier, nunca achei suas idéias atraentes... no caso, coletivizar o crime funciona como um modo de absolver os corruptos. o argumento, além de tosco é falso: afinal, nem tudo que é geral é moral...