O filme dirigido por Denis Hoper, estrelado pelo mesmo, Peter Fonda e Jack Nicholson e grande elenco (acho bonito dizer grande elenco).
A primeira cena do filme sao os dois caras (Peter Fonda e Denis Hoper) vendendo cocaina para um grande magnata, papel que foi feito por Phil Spector. Para quem nao sabe, Phil ficou conhecido por produzir o ultimo album dos Beatles, Let it Be.
Bom, os caras pegam a grana da "trapaiada" e saem com duas motos do Mexico em direcao a New Orleans para assistir ao Mardi Gras. Tudo isto em 1969 em meio a contrarevolucao e a todo preconceito WASP.
Jack Nicholson que serviu de contado entre Hoper e a BBS Production que resolveu colocar US$ 400 mil no projeto, acabou por fazer um papel genial de um advogado alcolatra que lhe rendeu a fama de grande ator.
Outra curiosidade é que Denis Hopper que tinha feito sucesso em Juventude Transviada estava desistindo da carreira no cinema quando Fonda o convidou para dirigir o projeto. Sucesso, inacreditável.
Confesso que não vi muitas coisas de Hopper mas Apocalipse Now (filme que já disse ser o melhor sobre guerra) e Rumble Fish (Selvagem da Motocicleta), somados a Juventude Transviada e Assim Caminha a HUmanindade, dao um crédito ao monte de porcaria que ele já fez. De qualquer forma, que bom que ele não saiu do cinema antes de Easy Rider.
Peter Fonda tras momentos que lembra vagamente a Henry Fonda, mas faz um papel bem interessante. Seu silêncio as vezes é incomodo e seu ar indiferente dá o espirito da viagem dos dois no filme.
O filme além de tudo é uma ode à busca e ao movimento de contracultura americano, parecendo que os dois personagens estavam esperando por tudo que passam. Dai a brincadeira do titulo em português Sem Destino não fazer o menor sentido porque é uma celebração ao destino.
Continuando com a rasgação de seda, a trilha sonora é demais. Algo clássico como Hair, a trilha de Easy Rider tem coisas muito boas, como podemos ver a seguir:
Lado A
- "The Pusher" (Hoyt Axton) – Steppenwolf - 5:49
- "Born To Be Wild" (Mars Bonfire) – Steppenwolf - 3:37
- "The Weight" (Robbie Robertson) – Smith - 4:34
- "Wasn't Born to Follow" (Carole King/Gerry Goffin) – The Byrds - 2:03
- "If You Want to Be a Bird (Bird Song)" (Antonia Duren) - The Holy Modal Rounders - 2:35
- "Don't Bogart Me" (Elliot Ingber/Larry Wagner) – Fraternity of Man - 3:05
- "If 6 Was 9" (Jimi Hendrix) – The Jimi Hendrix Experienced - 5:35
- "Kyrie Eleison/Mardi Gras" (When the Saints) – (Tradicional, arranjo de David Axelrod) - The Electric Prunes 4:00
- "It's Alright Ma (I'm Only Bleeding)" (Bob Dylan) - Roger McGuinn – 3:39
- "Ballad of Easy Rider" (Roger McGuinn/Bob Dylan) – Roger McGuinn - 2:14
Excelente programa para o dia e horário....Jamais esperaria algo parecido.